sábado, 2 de julho de 2011

Direito Administrativo - Lei 8.112/90 - Provimento - Readaptação

CONSULPLAN - TRE-RS - Técnico Judiciário - Área Administrativa (2008) Não havendo vaga quando da ocorrência de readaptação de determinado servidor, o procedimento correto a ser adotado pela Administração deverá:
a) Permitir que o servidor exerça as atribuições do cargo no qual foi investido na condição de excedente, até que surja nova vaga
b) Ser a exoneração do servidor.
c) Criar novo cargo especificamente para que este servidor o ocupe.
d) Instaurar processo administrativo disciplinar.
e) Aposentar compulsoriamente o readaptando.

Resolução:


Readaptação é, nos termos do art. 24 da Lei 8.112/90,  a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.
Explicando a letra da lei, a readaptação vai ocorrer quando um determinado servidor, estável ou não, sofrer algum tipo de limitação em sua capacidade física ou mental que o impeça de exercer as atribuições que antes ele exercia, mas que não o impeça de trabalhar*.
*A lei dispõe que se o servidor for julgado incapaz para o serviço público, ele será aposentado. 

Ex.:  José, servidor do TRE-PE, exercia suas atividades de técnico judiciário, na especialidade segurança, fazendo a guarda do prédio central do Tribunal Eleitoral do Estado. Um dia, quando saia do trabalho, José caiu, quebrou as duas perrnas e, devido à complicações teve que amputar os dois membros.  Por causa da sua deficiência, ele não pode mais exercer as atividades de segurança. Contudo, como a falta dos membros inferiores não o inabilita para o trabalho, ele será readaptado e investido em outro cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis ao que ocupava anteriormente.

Lei 8.112/90, art.24, § 2º A readaptação será efetivada em cargo de atribuições afins, respeitada a habilitação exigida, nível de escolaridade e equivalência de vencimentos e, na hipótese de inexistência de cargo vago, o servidor exercerá suas atribuições como excedente, até a ocorrência de vaga.

A regra na administração é que o servidor trabalhe ocupando um cargo público (para os efeitos da lei 8.112, servidor é a pessoa legalmente investida em cargo público). O servidor, quando na situação de excedente,  exerce suas funções sem ocupar um cargo específico. Como diz meu professor Henrique Melo, ele fica "peruando": faz uma coisa aqui, outra ali, mas os cargos do local estão todos preenchidos por outros servidores.
O exercício de atribuições na condição de excedente é algo exepcional e só é autorizada pelo Estatuto dos Servidores em duas situações:

(1) Quando a administração não quer que o servidor se aposente por invalidade - READAPTAÇÃO de servidor que sofreu algum tipo de limitação;

(2) Quando a administração quer que ele saia da condição de aposentado - REVERSÃO de ofício de servidor aposentado por invalidez quando cessarem os motivos que ensejaram a aposentadoria.

#MACETE
Para identificar e memorizar essas hipóteses, perceba que um servidor aposentado é um gasto a mais para a administração. O que ela puder fazer para que ele não se aposente, ela fará. Logo, associe que excedente é melhor do que aposentado  e não esqueça mais.

Gabarito: A

22 comentários:

  1. Ótima postagem.... Simplesmente sanei minha dúvida à cerca de servidor excedente

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelos esclarecimentos objetivos e dica final. Também sanei minha dúvida.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelos esclarecimentos objetivos e dica final. Também sanei minha dúvida.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Surgiu uma dúvida, excedente é quando n tem cargo vago, pelo q eu entendi ele vai trabalhar como se tivesse com as atribuições do cargo, logo terá a msm função do cargo ocupado, como se fosse um cargo virtual. Na resolução da questão foi dito q ele n teria uma função fixa, n exerceria as atribuições do cargo. Qual o certo?

    ResponderExcluir
  6. Surgiu uma dúvida, excedente é quando n tem cargo vago, pelo q eu entendi ele vai trabalhar como se tivesse com as atribuições do cargo, logo terá a msm função do cargo ocupado, como se fosse um cargo virtual. Na resolução da questão foi dito q ele n teria uma função fixa, n exerceria as atribuições do cargo. Qual o certo?

    ResponderExcluir
  7. Surgiu uma dúvida, excedente é quando n tem cargo vago, pelo q eu entendi ele vai trabalhar como se tivesse com as atribuições do cargo, logo terá a msm função do cargo ocupado, como se fosse um cargo virtual. Na resolução da questão foi dito q ele n teria uma função fixa, n exerceria as atribuições do cargo. Qual o certo?

    ResponderExcluir
  8. obrigado, esclareceu minhas dúvidas.

    ResponderExcluir
  9. Eduardo Carneiro, EXCEDENTE está ligado umbilicalmente com APOSENTADORIA...se ele estava aposentado por invalidez, e cessou as causas, depois de passar por perícia médica atestando que ele pode trabalhar, a administração vai chama-lo..se o cargo dele estiver vago SERÁ REVERSÃO....caso o cargo dele estiver ocupado, haverá a REVERSÃO e ele ocupará um cargo de servidor excedente (faz tudo)...mesma coisa se ele fica inabilitado para exercer o cargo de origem ele será READAPTADO em outro cargo...caso não exista cargo vago, em vez de aposentar, vão colocar ele para exercer a função DE SERVIDOR DE CARGO EXCEDENTE... como disse o professor do colega.."vai ficar peruando"

    ResponderExcluir
  10. o segundo exemplo da publicação acima, é quando o servidor tá ali no cargo dele (de origem ou derivado)..aí apresenta na vida do cidadão as hipóteses do artigo 24 caput da Lei 8.112...caso essa inabilitação para desenvolver a função dele, ou outra função equiparada seja gravíssima que o impossibilite, ele será aposentado (parágrafo 1º)...caso ele tenha condições fisica e mentais para ocupar outro cargo afim com o que ele ocupava, e não haver cargo vago, ele exercerá funções como EXCEDENTE...(PARÁGRAFO 2º) TODOS DA lEI 8.112/90

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Obrigada pela excelente explicação!

    ResponderExcluir
  13. Obrigada pelo post! Minha dúvida foi totalmente esclarecida

    ResponderExcluir
  14. Obrigada pelo post! Minha dúvida foi totalmente esclarecida

    ResponderExcluir
  15. Tenho uma questão: Servidora de cargo de Agente comunitário de Saúde atesta impossibilidade de trabalho em razão de saúde. inexiste cargo vago com salário compatível ou cargo de atribuições semelhantes. É readapatada para o cargo de digitadora por mera liberalidade, porém o vencimento é maior que o de ACS. Ela terá que receber o valor do salário de digitador? seu contracheque tb deverá ser alterado para Digitadora? Como fica essa situação...

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

  17. Gostaria de dirimir uma dúvida. O professor do magistério superior que teve aposentadoria por invalidez revertida e fica como excedente, vai para o departamento ao qual está ligado ou fica como excedente na Pró-reitoria de Ensino? Ou seja, ele só tem o memorando para o departamento em caso de haver vaga para que ele assuma?

    ResponderExcluir
  18. Postagem excelente, dúvidas solucionadas.

    ResponderExcluir